quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como fazer devolução de venda em ECF

Nas situações para troca e devolução de produtos vendidos aos clientes da loja com ECF, o cliente deve apresentar o cupom fiscal.

Situações que podem acontecer:

- Troca do produto por outro igual e de valor igual.
- Troca do produto por outro igual cujo o valor aumentou.
- Troca do produto por outro diferente.
- Simples devolução do produto (o cliente é reembolsado em dinheiro).

EM TODAS ESTAS SITUAÇÕES A CIMA MENCIONADAS, DEVE-SE:

1. Comprovar o estado do produto. Se ele está em perfeito estado ou estragado, quebrado, deteriorado, vencido, etc.

2. Emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de devolução com CFOP (1202- Devolução de venda) pra dar
entrada do produto devolvido ao estoque.

Após o produto entrar no estoque, verificar a seguinte situação:

- Se o estado do produto for perfeito, o mesmo poderá ser vendido normalmente.
- Se for possível devolver ao fornecedor um produto com defeito.
- Emita uma NF com CFOP (5202 ou 6202 – Devolução de Compra) para dar saída deste produto.
- Envie para o fornecedor/fabricante, para reposição posterior.

Se não for possível devolver ao fornecedor e o estado não for perfeito.

- Emitir NF com CFOP (5927- Baixa do Estoque ref. Perda...) para dar saída do estoque
- Elimine o produto, ou seja, dê um fim nele.

Situação 1 – Troca do produto por outro igual e de valor igual

O procedimento do caixa deve ser:

- Emitir um cupom de venda do produto e fechar o cupom em dinheiro.
- Não há movimentação de dinheiro neste caso.

Situação 2 - Troca do produto por outro igual cujo o valor aumentou.

- Emitir um cupom de venda do produto com o valor atual e fechar o cupom em dinheiro.
- Haverá movimentação de dinheiro neste caso. Produto vendido anteriormente custou 5,80 e o produto atual custa 7,25.
- Emita um cupom de venda do produto que é 7,25 e feche o cupom em dinheiro.
- Emita um cupom de Entrada (Suprimento) do dinheiro da diferença que é de 1,45
- Receba este dinheiro (1,45) do cliente e coloque na gaveta do caixa.

Situação 2 – Troca do produto por outro diferente

Quando o cliente quer trocar o produto por outro. Ex. um CD do Arautos por um CD da Sonete; ou ainda um CD por um livro, etc. O procedimento deve ser de o seguinte:

 Produto vendido custava 3,20 e o que o cliente quer agora, custa 1,80. Deve-se devolver a diferença para cliente. Como fazer isto:

- Emita um cupom de venda do produto que é 1,80 e feche o cupom em dinheiro.
- Emita um cupom de Retirada (sangria) no valor de 1,40

Produto vendido custava 1,50 e o que o cliente quer agora, custa 4,20. Deve-se receber a diferença do
cliente. Como fazer isto:

- Emita um cupom de venda do produto que é 1,50 e feche o cupom em dinheiro.
- Emita um cupom de Entrada (suprimento) no valor de 2,70

Nos dois casos: Fazer uma Nota Fiscal Eletrônica com CFOP (1202- Devolução de venda) pra dar entrada do produto devolvido no estoque.

Situação 3 – Simples devolução do produto

Quando o cliente quer simplesmente devolver o produto, faça uma retirada do caixa.

- Emita um cupom de Retirada (sangria) no valor do produto.
- Tire o valor em dinheiro da gaveta e entre ao cliente.
- Fazer uma Nota Fiscal Eletrônica com CFOP (1202- Devolução de venda) pra dar entrada do produto
devolvido ao estoque.

3 comentários:

  1. BOA TARDE!
    NO SEFAZ RJ
    EXIGE NA DEVOLUÇÃO DADOS COMPLETOS DO CONSUMIDOR PARA DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA,CONTENDO O NUMERO DO CUPOM

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    1. creio que não no código do consumidor não faz necessário apresentar nenhum documento exceto o cupom fiscal

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  2. BOA TARDE!
    NO SEFAZ RJ
    EXIGE NA DEVOLUÇÃO DADOS COMPLETOS DO CONSUMIDOR PARA DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA,CONTENDO O NUMERO DO CUPOM

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